Connect with us

Pesquisar...

Mundo

TENSÃO COM MOSCOU FAZ UCRÂNIA PROIBIR USO DE VACINAS CONTRA A COVID VINDAS DA RÚSSIA

vacina para Covid-19

O Parlamento da Ucrânia aprovou nesta sexta-feira (29) um projeto de lei que almeja acelerar a aprovação de vacinas contra Covid-19 e que também proíbe a aprovação de vacinas feitas na Rússia.

O governo disse que espera receber de 100 mil a 200 mil doses da vacina feita pela Pfizer e pela alemã BioNTech através do esquema global Covax em fevereiro.

Nenhuma vacina ainda foi aprovada na Ucrânia, mas as autoridades têm repetido que Kiev não aprovará ou usará vacinas da Rússia. Os dois países vivem tensões políticas agravadas desde 2014.

“Uma força política só criou alguma histeria a respeito do registro da vacina russa”, disse o ministro da Saúde ucraniano, Maksym Stepanov, em uma entrevista coletiva televisionada.

“Posso dizer de uma vez: vocês podem ficar histéricos por muito tempo, ninguém registrará a vacina russa no país.”

A Biolik, uma farmacêutica ucraniana apoiada por Viktor Medvedchuk, membro proeminente da oposição simpático à Rússia, disse no início deste mês que solicitou aprovação estatal para fabricar a vacina russa contra Covid-19 Sputnik V – uma medida delicada, dadas as relações ruins entre Kiev e Moscou.

Os dois países estão em atrito desde a anexação russa da Crimeia em 2014 e do envolvimento em um conflito na região de Donbass, leste da Ucrânia, que Kiev disse já ter matado 14 mil pessoas.

G1 Mundo

Veja também

Política

O Juiz Marlon Martins Machado, da 4ª Zona Eleitoral determinou que o site “A Crítica do Acre” retire do ar no prazo de 2...

Acre

O juiz eleitoral, Marlons Martins Machado, proferiu sentença contrária a petição impetrada pelo candidato a Prefeito de Porto Walter Arnoldo Lima (PROS), que pedia...

Notícias

Candidato pela coligação “O TRABALHO CONTINUA”, César Andrade (MDB) foi eleito neste Domingo, dia 15, Prefeito de Porto Walter para os próximos quatro anos....

Notícias

Fortes chuvas deixaram todo o município acreano em estado de atenção para alagamentos até o começo da manhã deste Domingo (27). As pancadas mais...

Copyright © 2020 Rádio Ocidental FM