Connect with us

Pesquisar...

Acre

Maternidade do Juruá realiza terceiro parto de paciente com Covid-19

Em meio a tantos registros de mortes por coronavírus, o Hospital da Mulher e da Criança do Juruá realizou, na última quinta-feira, 28, o terceiro parto de paciente com Covid-19, em Cruzeiro do Sul. A criança, do sexo masculino, nasceu com quase 4 kg e já recebeu alta junto à mãe.

Segundo a administração da maternidade, a mulher de 19 anos, já com sintomas da doença, encaminhou-se ao hospital devido ao tempo gestacional avançado, de 40 semanas.

Duas avaliações foram realizadas: uma, que confirmou a suspeita para coronavírus, e outra, que alertava sobre a necessidade de um parto por cesariana, pois a criança estava com batimentos cardíacos acelerados e sinais de sofrimento fetal.

Equipe que realizou parto de paciente com Covid-19 Foto: Cedida.

“Colocamos em prática nosso protocolo cirúrgico. Acionamos toda a equipe para o código vermelho [de emergência], desde o maqueiro, a equipe técnica, enfermeiros e médicos em alerta para o risco de transmissão. Tudo foi feito com bastante cuidado, todos equipados, objetos higienizados antes, durante e após a cirurgia. Foi uma mistura de medo com preocupação e a sensação de que, em meio a tantas mortes, está também nas nossas mãos o poder de trazer vida e esperança. A cirurgia foi um sucesso”, relatou o médico Billy Rodrigues.

Após três horas e meia de cirurgia, a criança nasceu saudável – como a placenta tem função protetora, a maioria dos fetos nasce sem a contaminação pelo vírus. Orientada a se dedicar constantemente aos cuidados de higienização, pois ainda está em tratamento para um caso leve de coronavírus, a mulher recebeu alta nesta sexta-feira, 29. Entre os cuidados, foi orientada a permanecer com o uso de máscara cirúrgica, manter as roupas limpas e higienizar as mãos antes e sempre que tiver contato com a criança.

“Com a chegada da pandemia, precisamos nos adaptar a uma nova rotina e reinventar a maneira como realizávamos o atendimento, com maiores cuidados, tanto para resguardar a vida do paciente, quanto a do profissional que está na linha de frente. Selecionamos uma área especifica para os casos de Covid, estruturamos com leitos novos, equipamos e capacitamos os profissionais de saúde e trabalhamos de forma a proporcionar o melhor atendimento possível”, relatou Rafael Gomes, gerente-geral do hospital.

Veja também

Política

O Juiz Marlon Martins Machado, da 4ª Zona Eleitoral determinou que o site “A Crítica do Acre” retire do ar no prazo de 2...

Notícias

Candidato pela coligação “O TRABALHO CONTINUA”, César Andrade (MDB) foi eleito neste Domingo, dia 15, Prefeito de Porto Walter para os próximos quatro anos....

Acre

O juiz eleitoral, Marlons Martins Machado, proferiu sentença contrária a petição impetrada pelo candidato a Prefeito de Porto Walter Arnoldo Lima (PROS), que pedia...

Notícias

Fortes chuvas deixaram todo o município acreano em estado de atenção para alagamentos até o começo da manhã deste Domingo (27). As pancadas mais...

Copyright © 2020 Rádio Ocidental FM